OuvidoChão em nova etapa: Elaborando nosso ambiente sonoro!

Pai Paulo de Ògún, Irla Franco, Thaís Rosa. Foto: Gabriel Muniz

Agô!

A semana passada foi bastante intensa, o tempo ficou corrido para manter as atualizações deste diário de bordo de nosso projeto. Nesta ocasião, OuvidoChão – Cartas Quilombolas encerrou a etapa de pesquisa/desenvolvimento, de nossa ArtSonica Residência Artística.

Em meio a tantas atividades, aqui compartilhadas em nossas postagens, a dupla formada por Gabriel Muniz e Irla Franco ainda mediou o PapoSonica , evento em que eles puderam aprofundar as relações entre geografia, sonoridades, design e tecnologia (veja o registro completo em vídeo). Tivemos uma ótima presença e participação do público na conversa, de onde surgiram retornos importantes sobre os caminhos para a representação das paisagens sonoras do Cais do Valongo, Magé e Camorim.

Nos dias seguintes ainda fizemos mais gravações: as camadas de música e voz das nossas cartas quilombolas foram intensamente registradas pelo percussionista Elias e pela intérprete Taís, parcerias que encontramos no processo de pesquisa. Em breve teremos amostras desse encontro tão frutífero. Também estivemos novamente em Magé, para um passeio pelo terreiro Ilé Asé Ògún Alakòró / Quilombo Quilombá : O babalorixá Paulo de Ògún nos acompanhou em um roteiro onde falou da importância das plantas em nossa ancestralidade.

Pois é, finalizamos então um período de bastante intensidade nos encontros e percursos por alguns territórios negros do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Nossos residentes entram agora na etapa de construção da obra, algo que, de certa forma, já vinha ocorrendo em paralelo à pesquisa. Gravações e rascunhos da obra, além de reuniões com parceiros para pensar a estrutura aconteceram e lançaram as bases para nossa instalação.

Agora é o momento de concentrar na produção e finalização do nosso projeto, que será lançado em meados de julho, junto ao trabalho das outras 9 residências. Em breve vamos lançando mais novidades e algumas amostras do andamento aqui mesmo pelo diário de bordo. Agradecemos a todas as pessoas queridas que proporcionaram a riqueza e o dinamismo necessários para a nossa obra. Axé para todxs nós!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s