Bamako

Cineclube Bamako

Somos um cineclube que trabalha Cinemas Africanos, Cultura Negra e Audiovisual relacionados a propostas de educação antirracista, numa perspectiva de formação política e cultural com ênfase em discussões étnico-raciais para a autonomia do povo negro.
Inaugurado em 2012 no Recife-PE, atuamos bastante na capital pernambucana e na cidade irmã Olinda-PE. Em 2017 expandimos nossa atuação para Porto Alegre-RS, onde temos acompanhado e documentado a luta das comunidades quilombolas. Filiados à Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC, temos desenvolvido sessões com filmes, oficinas/projetos pedagógicos, eventos com música e produções audiovisuais. Todas são ações que enfocam o trabalho de formação em quilombos, centros culturais/tradicionais de matrizes africanas e territórios de presença majoritariamente negra.

Bamako Produção

Bamako Produção é um desdobramento do Cineclube Bamako focado em elaboração de projetos culturais e de sustentabilidade financeira. Viabilizamos intercâmbios culturais e articulações produtivas para o fortalecimento de nossas ações coletivas, bem como os trabalhos artísticos e profissionais dos integrantes. Trabalhamos também com produtos e serviços gráficos, desenvolvimento de ilustração manual e digital e elaboração de propostas de arte transmídia com referências em estéticas africanas e afro-brasileiras.

Coletivo Bamako

Coletivo de artistas / educadores negres que trabalha as linguagens do som, audiovisual, design e tecnologia voltadas a projetos e produções com foco no desenvolvimento de expressões culturais e narrativas experimentais referenciadas nas ancestralidades negra e indígena. Em suas ações tem buscado a socialização dos conhecimentos de arte e tecnologia a partir das obras, bem como em projetos de formação ancorados em territórios negros e na luta antirracista.