Artistas

GABRIEL MUNIZ – Natural do Recife-PE, reside atualmente em Porto Alegre-RS. Possui graduação em Design Gráfico pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente desenvolve estudo no Mestrado em Geografia (UFRGS), com a temática de paisagens sonoras em territórios negros no RS.

Desde 2003 desenvolve trabalhos relacionados a audiovisual, ilustração e design gráfico; É designer, cineasta, técnico de som direto, artista transmídia e pesquisador autônomo do campo de sonoridades em suas relações com artes, tecnologia, design, geografia e espiritualidade – buscando aprofundar estes campos numa perspectiva afrocêntrica.

Atua enquanto cineclubista em comunidades negras de Recife/Olinda-PE e Porto Alegre-RS junto ao Cineclube Bamako, pelo qual também realiza produções audiovisuais. Também é educador popular com experiências em design, som, audiovisual e arte tecnológica.

Portfolio

IRLA FRANCO – Pernambucana residente no Rio de Janeiro, graduanda em Licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense, estuda as paisagens sonoras diaspóricas na intenção de reconstituir as escutas do passado, decifrar o presente e afinar o ouvido do afrofuturo.

Ancorou profissionalmente como Artista Sonora, Técnica de Som Direto e Educadora Audiovisual, trabalhando em curtas, longa-metragens, institucionais e webséries.

É integrante da Central de Podcasts Podsim, formada a partir da residência artística Arte Sônica Amplificada do Oi Futuro. Também integra a Bamako Produção, na qual produziu a instalação sonora OuvidoChão – Cartas Quilombolas, exposta no Centro Cultural Oi Futuro, de agosto a setembro de 2019.

O último trabalho de relevância como técnica de som direto foi o documentário Sementes – Mulheres Pretas no Poder, de Éthel Oliveira e Júlia Mariano

Como Educadora, participou do Curso de Realização Audiovisual, do Centro AfroCarioca de Cinema Zózimo Bulbul, ministrando remotamente o módulo de Som Direto. Atualmente ministra o módulo on line de Espacialização Sonora na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (Fortaleza, Ceará).

Portfolio

HERISON PEDRO – Potyguar, residente em Natal-RN, Cursou Publicidade e Propaganda na Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte (2013). Atuante no audiovisual desde 2011, técnico de som direto e artista sonoro. Vem desenvolvendo pesquisa e trabalhos sonoros livres relacionado a paisagem sonora, imersão e desenho de som.

Os estudos e experimentos são voltados a perspectiva afrocentrada.
Os trabalhos vem sendo desenvolvidos mediante as relações das experiências vividas como Ogan, Capoeirista e realizador audiovisual ao permear diversos territórios afrobrasileiro – terreiros e comunidades quilombolas.

Portfolio