Salve salve!
Na próxima quinta-feira 24 de janeiro, às 15h, acontecerá um evento aberto ao público no ArtSonica Residência Artística, no #LabOiFuturo.
Será a apresentação de processo do trabalho de residência do projeto OuvidoChão – Cartas Quilombolas, dos residentes Gabriel Muniz e Irla Franco.
O evento é gratuito, para acessar o local é só enviar nome completo e CPF para o email contato@artsonica.com.br
***
A residência OuvidoChão é um trabalho de pesquisa que irá culminar na elaboração de uma obra de arte tecnológica, um ambiente imersivo que traz como tema cartografias sonoras em quilombos / territórios negros do Rio de Janeiro. Trata-se de um mapeamento, coleta e criação de sonoridades relativas a estes territórios, ressaltando a memória e importância social, cultural e política dos territórios negros na construção do Rio de Janeiro, aliadas aos referenciais culturais da equipe: pernambucanos residentes no Rio Grande do Sul e no próprio Rio.
GABRIEL MUNIZ – 33 anos, Natural do Recife-PE, reside atualmente em Porto Alegre-RS. Formado em Design Gráfico (IFPE) e em Cinema e Audiovisual (UFPE), desde 2003 desenvolve trabalhos relacionados a audiovisual, ilustração e design gráfico; É técnico de som direto e pesquisador autônomo das sonoridades, buscando aprofundar este vasto campo numa perspectiva afrocêntrica.
IRLA FRANCO – 32 anos, Recifense morando no Rio de Janeiro há 7 anos. Graduanda na Licenciatura em Cinema e Audiovisual (UFF), é microfonista e técnica de som direto freelancer com experiência em curtas, longas e institucionais. Estuda as paisagens sonoras diaspóricas na intenção de reconstituir as escutas do passado e assim entender o presente para afinar o ouvido do afrofuturo.