2019 e um mergulho pelas terras fluminenses!

Agô!

OuvidoChão – Cartas Quilombolas continua sua empreitada em 2019 na velocidade do som! Na semana passada (segunda 07/01) retornamos do recesso de fim de ano bastante focados na imersão pelas paisagens sonoras de territórios negros do Rio. Chegamos numa etapa em que os recortes e abordagens têm sido melhor delineados, o que vem exigindo um aprofundamento da equipe e a busca pela sincronia nos encontros com parceiros.

Desde o começo do ano temos debatido um aprimoramento de nossa narrativa para a obra, o que demandou uma concentração nas atividades de campo. Ainda na semana passada tivemos reuniões de equipe que nos deram estes encaminhamentos. Continuamos visitando espaços e atividades dos territórios, e desta vez captando um material mais harmônico.

Estivemos mais uma vez no espaço de exposições do Oi Futuro para pensar a estrutura da obra, espacialidade e possibilidades de interação, filtrando ideias  que melhor se adequarão ao nosso processo. Também estivemos em um evento sobre a Memória e Ancestralidade no Cais do Valongo, organizado pela Casa da Tia Ciata. Ao debate seguiu-se uma roda de jongo e o tradicional Samba da Cabaça. Pudemos neste momento captar mais um material valioso para a escrita do nosso roteiro de gravações.

E no domingo fomos apreciar no Aterro do Flamengo a apresentação do grupo percussivo e de dança Tambores de Olokun, que traz em sua bagagem elementos do maracatu nação, bastante popular em Pernambuco, bem como outras manifestações culturais afro-indígenas. Este encontro nos levou a refletir bastante sobre o trânsito entre identidades regionais e étnico-raciais, algo bastante significativo para uma proposta de Porto Alegre realizada por pernambucanos no Rio de Janeiro…

No próximo capítulo do nosso diário de bordo traremos mais novidades desta semana, que foi bastante rica, entre outras coisas, por conta de nossa primeira visita aos território negros quilombolas de Magé, na Baixada Fluminense. Amanhã traremos essa e as demais novidades!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s