Processo criativo em constante ebulição!

Vitória Cribb, Gabriel Muniz, Irla Franco

Boas tardes! O tempo voa e a equipe de OuvidoChão – Cartas Quilombolas acaba de fechar a terceira semana da ArtSonica Residência Artística. Nos últimos dias fizemos rascunhos da obra, recortes de conteúdos, pensamos as dinâmicas de interatividade e diversas outras possibilidades que continuarão sendo aprimoradas no decorrer dos próximos dois meses.

Para isso, tivemos ontem (20-12-2018) uma reunião no espaço do LabSonica / Oi Futuro, de onde saíram caminhos para abordagem técnica / estética e para condução das pesquisas de conteúdo – social e político. Como registro do processo e também como forma de experimentar possibilidades para a dimensão estética de nossa obra, temos realizado alguns experimentos audiovisuais, como nas vinhetas abaixo:

Nesta vinheta, gravada na própria reunião, as imagens foram captadas no Rio de Janeiro. A trilha sonora é um mix de uma jam entre o Mestre Jaburu (Berimbau) e Seu Tilmo (Serra Elétrica) gravada no Quilombo Família Fidélix, Porto Alegre-RS; e de um ruído de fonte desconhecida, parte da paisagem sonora do Vale do Catimbau, agreste pernambucano.

Esta outra vinheta foi gravada no domingo 16-12-2018 durante a oficina Plantas e Circuitos, facilitada pelo nosso parceiro Negalê Jones durante o evento Oi Conexidades. Quem acompanha nosso Instagram já deve tê-la visto, as imagens e sons foram feitos com um celular, que captou os ruídos das conexões de algumas plantas no circuito que montamos.

E hoje, como continuidade de nossa pesquisa de campo, visitamos o Museu do Negro-RJ, no centro do Rio (veja imagens abaixo). Ao presenciar o acervo do espaço, discutimos um pouco mais sobre as referências da presença da negritude no centro da cidade, que se reflete ainda hoje na agitação do comércio da Rua Uruguaiana.

Desta maneira, fechamos com chave de ouro a terceira semana de trabalho intensivo e gratificante. A partir de agora entraremos no recesso de final de ano e retomaremos nossas atividades no dia 07 de janeiro. É isso aí, ano que vem vamos chegar com mais novidades, desejamos uma boa passagem de ano para todas e todos. Axé!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s