Iniciamos nossa residência artística no Rio!

Saudações!

Estamos bastante felizes de anunciar a partir deste nosso diário de bordo o início dos trabalhos do projeto OuvidoChão – Cartas Quilombolas. Nosso primeiro dia oficial de trabalho foi na última segunda-feira (03-12-2018) e começamos nesta primeira semana as sondagens de territórios, fortalecimentos de parcerias, reuniões da equipe de residência e recepção organizada pelo pessoal da ArtSonica, que nos deram as boas vindas apresentando o espaço do LabSonica.

Estamos retomando antigos e fazendo novos contatos com gente bastante interessante, cineclubistas, produtorxs audiovisuais, residentes e diversas pessoas com as quais temos sintonizado diversas frequências sonoras e afetivas. Algumas parcerias criativas já têm sido estabelecidas e muita coisa bacana vem por aí.

No âmbito de nossa pesquisa temos retomado e ampliado leituras sobre os territórios negros da região metropolitana, estudado a viabilidade técnica para as captações e finalizações de som e imagem, amadurecido nosso cronograma de trabalho a partir do contato e visitação de instituições e territórios, além da elaboração desta plataforma, que fará a socialização de nossa caminhada em terras fluminenses.

Abaixo temos algumas imagens de nossa visita à Casa da Tia Ciata (matriarca do samba).  Na última terça-feira falamos com sua bisneta, representante do espaço, com quem devemos aprofundar possibilidades de abordagem sobre a região do Cais do Valongo. Em breve traremos mais novidades sobre o processo de pesquisa e elaboração do nosso ambiente sonoro, instalação transmídia que comporá uma exposição junto às nove outras residências da ArtSonica. Continuem nos acompanhando!

2 comentários sobre “Iniciamos nossa residência artística no Rio!

Deixe um comentário